4Blogs - Agregador de conteúdo

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Papa autoriza julgamento de bispos por acobertar padres pedófilos





Pontífice ordenou a criação de um tribunal para esses casos.Os julgamentos são uma demanda antiga das vítimas de abusos.


O Papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" de bispos que eventualmente acobertaram padres denunciados por abuso sexual de menores, informou o Vaticano nesta quarta-feira (10), segundo a agência de notícias France Presse.
O pontífice ordenou a criação de um tribunal para esses casos, que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, os bispos poderão ser julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam os atos de abuso.
Grupos de vítimas lutam há anos para que o Vaticano estabeleça procedimentos claros para fazer os bispos serem responsabilizados pelos abusos em suas dioceses, mesmo que eles não sejam diretamente responsáveis pelos atos.
As acusações contra os bispos seriam primeiramente investigadas por um dos três departamentos do Vaticano, dependendo de qual jurisdição o bispo está, antes de ser julgado pelo departamento de doutrinamento.
O Vaticano afirmou que o Papa aprovou a proposta feita a ele pela comissão que o aconselha a lidar com os casos de abuso de menores. Parte dos trabalhos da comissão é ajudar as dioceses a colocar em prática ações para prevenir o abuso e trabalhar com as vítimas no processo de superação dos traumas. Oito membros são mulheres.
Em fevereiro, Francisco ordenou que bispos ao redor do mundo a priorizar a cooperação com a comissão para extinguir os flagelos dos abusos, mesmo que isso faça com que novos casos apareçam.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário