4Blogs - Agregador de conteúdo

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ES: Vitória contará com 327 câmeras para reforçar a segurança até o fim do ano




Mais segurança para os cidadãos e mais eficiência para os agentes da Guarda Municipal ao atender as ocorrências. Esses são alguns dos benefícios da instalação de novas 120 câmeras de videomonitoramento na Praia do Canto e no Centro, ainda este ano, nas áreas onde foram implantados os parquímetros do estacionamento rotativo.

Com os novos equipamentos, Vitória contará com 327 câmeras cobrindo e monitorando todas as nove regiões administrativas da capital. Os investimentos foram anunciados durante o lançamento do Plano Municipal de Segurança Cidadã, na manhã da quinta-feira (9), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, disse que as novas câmeras ficarão em regiões próximas aos parquímetros, conforme viabilidade técnica que permita o maior alcance possível das imagens.

"Já é um péssimo negócio cometer crimes em Vitória. As câmeras estão flagrando tudo, não adianta trocar de camisa ou de roupa para disfarçar", disse o prefeito Luciano Rezende.

Segundo ele, o sentimento de segurança na cidade é resultado de um conjunto de ações que permitiram uma obra coletiva capaz de melhorar a imagem de Vitória cada vez mais.

Cerco eletrônico

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) pretende implantar também o cerco eletrônico em Vitória: um sistema para aumentar os flagrantes de carros roubados. Ainda será lançada a licitação para aquisição de 10 câmeras que irão flagrar os veículos que estão com restrição de furtos e roubos (com base nas informações do Detran). Os pontos já foram definidos: Reta do Aeroporto, Segunda Ponte, Terceira Ponte, Jardim Camburi e Cinco Pontes.

O equipamento consiste em um tipo de câmera de video fixa com capacidade de fazer uma leitura das placas de veículos e enviar os dados para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

Caso o veículo tenha alguma restrição de furto ou roubo, um alarme dispara na central, e as informações são comparadas com o banco de dados da polícia. Na sequência, as equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar que estiverem mais próximas ao veículo podem ser acionadas para fazer o cerco ao infrator, o que permitirá a recuperação do carro e a prisão do bandido.

Segundo o secretário Fronzio Calheira Mota, a licitação para a compra desses equipamentos vai acontecer ainda em 2015. "Poderemos também usar receita proveniente do estacionamento rotativo que já funciona em várias partes de Vitória", destacou.

Plano de Segurança

As medidas fazem parte do Plano Municipal de Segurança, que contempla várias ações. "Essas ações já ajudaram a reduzir os índices de violência em Vitória, e elas serão intensificadas. No Plano de Segurança, os moradores relataram ações que já vigoram e poderão continuar, a fim de manter a segurança pública", disse o secretário.
Prova disso é a redução de 50% no número de homicídios em Vitória no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Um dos principais objetivos é a integração das forças públicas de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. As ações estratégicas foram organizadas em seis eixos: a prevenção e controle de delitos; o fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; o contexto urbano seguro; a prevenção da violência contra a mulher e a infância; a redução dos fatores de risco e o fortalecimento da coesão social.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário